O “Maluco Beleza” é uma ação desenvolvida no Centro de Convivência Venda Nova, composto por usuários, familiares, trabalhadores e amigos do Centro de Convivência. O bloco já possui 10 anos de existência e foi criado a partir das oficinas de arte que reúnem teatro, música e artes visuais.
A escolha do nome se deu por meio de uma votação entre os próprios usuários, em homenagem ao músico Raul Seixas, surgindo com o objetivo de estimular e facilitar a participação dos usuários ativamente na vida cultural da cidade. Por meio de uma atividade transdisciplinar que abrange teatro, música e artes visuais, o bloco cria oportunidades de visibilidade ao cidadão em sofrimento mental e à luta antimanicomial, em uma manifestação por liberdade e respeito.
A política de saúde mental de Belo Horizonte tem como premissa a lógica do tratamento em liberdade aos sujeitos com sofrimento mental, valorizando o cuidado de forma humanizada, buscando, assim, a conquista da cidadania e a reinserção social.
Parte do trabalho desenvolvido pelos centros de convivência tem como missão o resgate e a construção da cidadania do sujeito com sofrimento mental, sua reabilitação e inserção social, fazendo valer a circulação destes novos atores pela cidade.
Em Venda Nova, o Centro de Convivência oferece oficinas de música, teatro, pintura, cerâmica, letras e artesanato, além de outras atividades como ginástica, passeios, oportunidades de inserção no mercado de trabalho e Educação de Jovens Adultos (EJA).